Dia 17 tem oficina sobre patrimônio cultural e lançamento de exposição

15/08/2022
Leonardo Lessa (Fotos: Divulgação)

Leonardo Lessa (Fotos: Divulgação)

O Dia do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, será celebrado com uma programação especial no Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos. Haverá visitação orientada (18h), oficina com a arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira (19h) e lançamento da exposição e bate-papo com o artista Leonardo Lessa (20h15). A entrada é franca.

Com o tema “A cidade como palco: memórias, esquecimento e pertencimento em Dois Irmãos”, a oficina com a arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira objetiva despertar na população o sentimento de amor ao patrimônio edificado, urbano. “Juntos vamos elencar valores de pertencimento para lugares das memórias”, diz ela, que possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, pós-Graduação em Educação pela FEEVALE/PUC e aperfeiçoamento técnico em Preservação de Patrimônio e técnicas de Restauro de Bens pelo Deutsches Zentrum für Handwerck und Denkmalpflege - Fulda - Alemanha.

Professora na Universidade Feevale, Suzana já atuou em inúmeros projetos arquitetônicos de restauração de edificações na região: Antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos; Igreja Evangélica Três Reis - Hamburgo Velho; Casa Mayer - Casa pastoral de Lomba Grande - Novo Hamburgo; Antiga Igreja Evangélica Luterana e Cemitério de Lomba Grande; Casa Schmitt-Presser - Novo Hamburgo; Moinho Kamellmann/Fazenda Apple - Lindolfo Collor; Antiga Igreja de São Pedro Apóstolo de Ivoti; Núcleo das Casas Enxaimel da Feitoria Nova - Ivoti; Casa Amarela - KaffekulturHaus na Ponte do Imperador - Ivoti; Escola Superior de Teologia - São Leopoldo; Mercado Público de Rio Grande; Casarão Weber, em Tupandi, entre outros.

 

Se {Des}Lembro {Re}Significo

A exposição Se {Des}Lembro {Re}Significo, do artista Leonardo Lessa, é uma sequência de pinturas acrílicas sobre tela que tem como narrativa o momento atual: tempo de dar novos significados e encontrar diferentes sentidos. “Toda sua produção é a materialização do que reside em sua alma, dos sentimentos que se seguiram aos acontecimentos de sua vida. E ele produziu esses quadros como uma maneira de superá-los. Esquecer? Pode-se tentar, mas é difícil. Des-lembrar foi o artifício usado. Esse foi o caminho escolhido”, ressalta Bernardete Conte, Psicóloga e Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, autora do texto que abre a exposição.

O artista e empresário no ramo moveleiro comenta que por meio de um discurso simples, aberto, figurado, possibilita distintas interpretações. “As influências herdadas refletidas em meus trabalhos e com a utilização basicamente de símbolos, busco despertar o questionamento do observador sobre nosso comportamento social”, ressalta Leonardo, que é Técnico Desenhista de Calçados e Acessórios, pela Feevale, Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unisinos e pós-graduado na Especialização em Poéticas Visuais – Pintura, Desenho e Instalação: Processos Híbridos, pela Feevale.

 

SAIBA MAIS

A Temporada Cultural 2022 do Espaço Cultural Antiga Matriz (Ecam) é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos com financiamento da prefeitura, através do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura. As atividades seguem até dezembro, sempre com entrada franca. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Ecam pelo @ecantigamatriz no Instagram e Facebook.


Suzana Vielitz de Oliveira


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela