Focos de mosquito da dengue encontrados em Dois Irmãos preocupam

12/01/2023
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

A Vigilância Ambiental em Saúde de Dois Irmãos alerta sobre o aumento de focos de Aedes agypti. O número de amostras de larvas e pupas de mosquitos da espécie transmissora de dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, encontrados nas residências, é alarmante e exige conscientização de todos.

– As pessoas estão novamente descuidando da água parada, chegamos a encontrar larvas de Aedes aegypti em pote de água de cachorro – conta o biólogo Fernando Goulart Timm, da Vigilância em Saúde.

É importante destacar que não basta eliminar a água com os mosquitos de recipientes infestados, é necessário lavar o mesmo com água, escova e sabão ou hipoclorito (cloro), para evitar que os ovos que ficam na borda venham a eclodir quando houver água novamente. Segundo Fernando, desta vez o risco de dengue hemorrágica é maior que no ano passado, pois há duas variedades do vírus e, quando uma pessoa se contamina com uma e depois com outra, este risco é grande.

– Para evitar a infestação é importante que as pessoas revisem os seus pátios duas vezes por semana para eliminar a água parada. Quem tem cisterna ou bombona de coleta de água da chuva, que devem ser protegidas com tela milimétrica, deve ter cuidado redobrado e cadastrar seu sistema de coleta de água na prefeitura – conclui o biólogo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela