Nova kombi elétrica chega ao Brasil em 2023 com 420km de autonomia

10/07/2023
Fonte: GQ / Foto: Divulgação

Fonte: GQ / Foto: Divulgação

Dez anos após o fim da produção da kombi, a Volkswagen anunciou que a clássica van estará de volta em 2023 em uma versão 100 % elétrica (inclusive através de uma campanha que ressuscita Elis Regina através de inteligência artificial e um processo de deepfake). O ID.Buzz chegará ao Brasil em lote limitado com 70 unidades – uma homenagem aos 70 anos da marca.

Ainda que não seja bem um lançamento formal, que fará parte da rotina da alemã no país, a nova kombi passará a integrar o ainda limitado cardápio de opções 100% elétricas da VW no Brasil: ela se juntará ao SUV ID.4, lançado essa semana. Ambos utilizam a mesma plataforma elétrica modular da fabricante, o que significa que compartilham algumas funções, tais quais um assistente de voz para tarefas multimídia dentro do carro, um painel simples, apenas com informações necessárias, um sistema de luzes LED, como a do Taos, e frenagem autônoma (sistema que alerta o motorista em caso de possível colisão e ativa os freios em emergência).

A van roda até 420km com uma recarga completa (próximo dos 445 km de uma viagem entre Rio e São Paulo). Há até opção de massagem no banco do motorista. O valor da novidade no Brasil, assim como a data exata do lançamento, ainda não foram divulgados. Lá fora, o modelo sai por um preço base de 54.430 euros (cerca 285,6 mil reais, considerando apenas a cotação atual da moeda). Por aqui, ela virá importada, fabricada em Hannover, na Alemanha (nenhum ID.Buzz sairá de fábrica brasileira por ora).

Nem tudo rompe com a tradição. Em comum com a clássica kombi estão a pintura de duas cores na lataria, popularmente conhecida como ‘blusa e saia’, um capô em forma de V, portas laterais que dão acesso à porção traseira da van, alças no teto para quem viaja atrás e tração traseira, com o motor elétrico montado próximo ao eixo anterior do veículo. O ID.Buzz é alimentado através de uma tomada CCS, e, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), diz a marca, a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

A ‘nova kombi’ fez sua estreia em solo canarinho ainda em setembro, quando foi apresentada ao público um espaço da Volkswagen no Rock in Rio. Uma estratégia que visa conquistar adeptos para um mercado elétrico com potencial no Brasil: segundo a alemã, o segmento cresceu 21,7% de 2021 para 2022.

fim da linha

para a kombi

A fabricação da kombi no Brasil chegou ao fim em dezembro de 2013, já que o veículo não atendia à necessidade de freios ABS e airbags, itens que se tornaram obrigatórios por lei em todos os veículos vendidos no Brasil a partir de 2014. Uma edição também limitada do veículo (nesse caso, foram 600 unidades) celebrou o derradeiro momento da linha - ainda que a alemã tenha fabricado mais alguns modelos em São Bernardo do Campo, o último deles hoje item de exposição.

Junto do fusca, a kombi fez parte dos primeiros carros montados pela Volkswagen no Brasil, em um galpão na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga em São Paulo, em março de 1953. 552 unidades saírem de lá antes que a operação fosse movida para a fábrica da marca na Avenida Anchieta em São Bernardo em setembro de 1957. Segundo a fabricante, de 57 até 2013, mais de 1,4 milhões de Kombis foram comercializadas no País.

Nove anos depois do fim da linha, a kombi seguiu sendo o veículo mais usado por empresas no país, segundo estudo da agência Cortex em 2022. De acordo com o levantamento, a van é mais usada por varejistas, e cada carro está na ativa por 19,5 anos, na média.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela