Consumir de forma consciente ajuda a economizar dinheiro e recursos

09/11/2022
Fonte: Casa e Jardim – Um Só Planeta

Fonte: Casa e Jardim – Um Só Planeta

“Trabalhar de forma 100% sustentável é inviável para a maioria no país, devido à falta de acesso”, diz Claudia Kievel, à frente do projeto Jardim Secreto. A Rede Jardim Secreto foi criada em meados de 2013, por Claudia e Gladys Tchoport, visando trazer visibilidade a ações que possam fortalecer a economia local e dar espaço a pequenos e médios negócios que se preocupam com toda a cadeia de produção.

Consumir de forma mais consciente é uma necessidade atualmente. Para a professora e colunista de Casa e Jardim, Iza Valadão, o consumo consciente pode economizar dinheiro e os recursos do planeta, sendo benéfico para os dois lados – além de evitar um gasto desenfreado por compulsão e ansiedade. Claudia ressalta que não são todas as pessoas que podem escolher comprar de empresas com um impacto ambiental menor, uma vez que produtos produzidos de forma mais artesanal e consciente são mais caros, mas é importante colocar luz nessas questões para caminhar em direção à mudança.

Uma das formas de praticar o consumo consciente é olhar para tudo que você já tem em casa e se perguntar o que realmente precisa comprar, antes de trazer novas roupas, utensílios, eletrodomésticos, móveis e outros itens. Esse tipo de filosofia é importante para avaliar nossas reais necessidades, conforme Iza. O consumo consciente é benéfico para o meio ambiente, pois pode reduzir significativamente o uso de recursos naturais. Ao focar na economia local, a Rede Jardim Secreto prevê um futuro mais sustentável, mas ressalta que essa mudança precisa ser feita em conjunto.

É importante ter a percepção do que realmente é necessário, mas os indivíduos não conseguem fazer uma mudança estrutural por falta de poder de organização e logística. Esse movimento precisa acontecer ao lado de políticas públicas que tornem o movimento mais acessível.

 

Para consumir de forma mais consciente, siga essas dicas:

1. Ao fazer uma compra, reflita se realmente precisa daquele item.

2. Se possível, cheque de onde vem os materiais usados na composição dos produtos.

3. Crie o hábito de falar sobre o consumo, para refletir em práticas mais sustentáveis.

4. Consuma de pequenos e médios negócios, quando possível.

5. Preocupe-se com o acesso aos produtos e pressione os responsáveis pela criação de políticas públicas acerca do tema.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela