Dois-irmonense faz birthday trip pela Europa e comemora aniversário aos pés da Torre Eiffel

09/06/2023
Torre Eiffel em Paris, na França / Coliseu em Roma, na Itália

No dia 4 de maio, a dois-irmonense Amanda Rafaela Stein completou 30 anos de idade. E a comemoração foi muito especial. Sozinha, ela realizou uma birthday trip pela Europa, passando por França, Itália e Vaticano. Entre tantos presentes, celebrou o aniversário aos pés da Torre Eiffel, em Paris.

Ela decidiu encarar o desafio ainda em 2022. “Lembro que a minha irmã sempre dizia ‘tu deverias viajar sozinha, se redescobrir, se aventurar’. A ideia nunca saiu da minha cabeça, mas faltava a coragem de colocar na prática. Final do ano passado a ideia começou a sair da vontade, para ser um pouco mais real, visitando alguns sites, assistindo vídeos”, conta Amanda, que também já pensava em como iria comemorar o próximo aniversário. “Foi aí que surgiu a ideia de me dar de presente a realização de um sonho: conhecer Paris e Roma e me aventurar sozinha por aí”, completa.

A partir dali, a Amanda contatou uma agência de turismo para então planejar a viagem. “Disse que queria conhecer a Torre Eiffel no dia 4 de maio, meu aniversário, e então, os demais destinos e roteiros fomos construindo aos poucos”, diz ela.

FRANÇA

A Amanda embarcou no dia 2 de maio e chegou em Paris já na tarde do dia seguinte. No mesmo dia, começou a visitar os pontos turísticos. “Coloquei no Google Maps e fui. Quando cheguei no Jardim das Tulherias, me dei conta que estava em Paris. É lindo demais. Segui caminhando e uma hora, quando olhei mais para frente, vi uma estrutura que parecia uma antena de tv/ rádio. Aí perguntei para mim mesma: ‘Será que é a Torre Eiffel?’. ‘Não Amanda, capaz’. Andei mais um pouco e de novo: ‘Amanda, o que mais poderia ser? Claro que é!’. Dei meia volta e voltei, pois tinha prometido que meu presente de 30 anos seria ver ela de pertinho”, conta ela, sobre os primeiros momentos da viagem pela Europa.

Museu de Louvre

No dia 4, dia do aniversário, o primeiro destino da Amanda foi o Museu de Louvre, que ficava a cerca de 15 minutos a pé do hotel no qual ela estava hospedada. “É sensacional! Tem uma estrutura ótima para receber os turistas. É enorme e tu podes comprar um áudio-guia, que é estilo um game com GPS que a medida que tu vais andando pelo museu, tu podes apontar para o QR Code da obra e eles contam a história em português. Tu faz tua visita. E aí, eu conheci a famosa Monalisa”, conta ela.

Torre Eiffel

Ainda no mesmo dia, à tarde, o destino principal foi a Torre Eiffel. “A entrada é gratuita, mas tu podes comprar ingresso para subir até o topo, aí é visita agendada e guiada em inglês. Eu comprei e recomendo demais. Quando cheguei em frente a ela, parecia um sonho. Eu não estava acreditando, foi uma sensação inexplicável; me emocionei e chorei. É muito alto! A gente sobe de elevador e dá um pouco de medo sim, porque se enxerga tudo e vai subindo, subindo, subindo. Paris vai ficando pequena e tu só vê aquela estrutura imensa de ferro ao teu lado. Mas, quando chegamos lá em cima, tudo vale a pena. Eu simplesmente não queria ir embora. Lá em Paris, em maio é primavera, então escurece muito tarde. Às 21h ainda tem sol”, conta ela, que um pouco mais tarde, pelas 22h, teve o privilégio de prestigiar a torre à noite. “A Torre Eiffel fica iluminada e por 5 minutos tem um show de luzes. Fiquei sem palavras. É lindo demais!”, lembra Amanda, que ainda no mesmo dia passeou de barco pelo Rio Sena. “É tranquilo, tem romance, calmaria e muita beleza”, completa.

Disney Paris

“O dia foi mágico”, diz Amanda, contando sobre os passeios na Disney Paris. “São dois parques que, na verdade, ficam em outra cidade, mas o deslocamento é fácil, pois tem uma linha de trem específica que leva em torno de 45 minutos de viagem. Ele abre às 9h e o último show, o sensacional das luzes, finaliza após as 23h. Todos os brinquedos são obviamente em alusão a algum filme ou personagem da Disney e tem desde o castelo das princesas, até montanhas-russas radicais do Star Wars e Indiana Jones”, diz ela, contanto que um dos pontos altos da visita é a “Disney parade”. “É um desfile que ocorre no final da tarde, no qual os principais personagens na Disney desfilam em carros alegóricos ou dançando”, lembra.

ITÁLIA

Veneza

“Veneza superou todas as minhas expectativas. É uma experiência totalmente diferente. Parece um projeto arquitetônico. A cidade é composta por inúmeras ruelas que parecem labirintos, que tu anda, anda, anda e parece que não vai chegar a lugar nenhum (até da um pavorzinho) e quando menos se espera, encontra bares, restaurantes, lojas. Além disso, tem os canais em que se podem fazer os famosos e românticos passeios de gôndolas. Eu experienciei, lógico! Andei de gôndola sozinha, com direito a um gondoleiro cantando músicas italianas para mim”, conta Amanda, que só naquele dia caminhou quase 40km. “Veneza é linda, mas um dia é o suficiente para conhecer tudo”, comenta.

Florença e Roma

De trem, a Amanda visitou mais lugares na Itália. Chegando a Florença, encantou-se pelo lugar. “Sabe as cidades italianas dos filmes? Devem ter sido todas inspiradas lá. É uma cidade de moradia, além de turística”, diz ela, que de lá seguiu para Roma. “Roma ganhou meu coração. É a capital do país, então é enorme e muito movimentada, mas ao mesmo tempo é turística e encantadora como Paris e romântica como Florença e Veneza. Os principais pontos turísticos ficam próximos, então se pode ir caminhando e ver tudo. Passei pela Fontana de Trevi e atirei a moedinha para fazer meu pedido. Vi Panteão, a escultura de Davi do Michelângelo e fui até o Coliseu. A sensação quando cheguei próximo ao Coliseu foi na mesma intensidade de quando vi a Torre Eiffel. É inexplicável. É lindo demais! É majestoso, imponente. Parece um sonho”, conta a dois-irmonense.

VATICANO

Entre tantos destinos, a Cidade do Vaticano. “Caminhei apenas 4km entre o hotel e a Praça São Pedro. Vi o Papa e, neste dia, ele dá benção aos noivos, então além dos muitos fiéis, havia várias noivas e noivos”, conta Amanda, que também visitou o museu do Vaticano. “Assim como no Louvre, a estrutura é muito boa e tem audioguia. Mas, é muito maior. O tempo médio de visita é de 4 horas, afinal são 54 galerias. A história do mundo todo está lá. Vale a pena conhecer”, diz ela, que também esteve na Capela Sistina (residência oficial do Papa, situada no Palácio Apostólico, onde também se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido). “Lá não se pode tirar foto, mas o que posso dizer é que é uma obra de arte”, diz ela, que também visitou a Basílica de São Pedro e esteve no alto da Cúpula, que proporciona uma visão ampla e linda do Vaticano e de Roma. “Foi emocionante! Como católica, foi um dia inspirador”, completa.

“Foi a minha viagem dos sonhos”

Entre um desafio e outro e muitas horas de vôo, Amanda retornou ao Brasil no dia 12 de maio. Após 10 dias pela Europa, volta realizada. “Foi a minha viagem dos sonhos, que me ensinou que sou capaz de muita coisa. Afinal, aqui contei apenas as partes lindas, mas, obviamente, enfrentei perrengues. Algumas vezes me perdi, não entendi a tradução, mas, eu não tinha ninguém para ‘pedir socorro’, o que me fortalecia ainda mais”, diz ela, sugerindo que as pessoas também busquem viver experiências como essa. “Está pensando em ir viajar sozinha também? Vai! E se estiver com medo, vai com medo mesmo. A sensação do eu tentei, eu fiz, eu consegui, é sensacional. Viajar é ver o mundo com outras lentes. É se aventurar, experienciar”, diz ela. “Foram dez dias somente comigo. Três diferentes países e cinco diferentes cidades. Dez dias somente com a minha própria companhia. Foi o meu melhor presente de aniversário”, finaliza.

› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

• doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.