Mulheres que atuam na segurança pública falam de desafios e reconhecimento

08/03/2023
Fernanda Fink, Jocele Führ e Monique Dorscheid

Fernanda Fink, Jocele Führ e Monique Dorscheid

É notável que vem aumentando a presença de mulheres nas forças de segurança pública. Em Dois Irmãos, são oito atuando na Brigada Militar, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil. Elogiadas e admiradas por colegas de farda, elas comprovam diariamente o seu potencial, realizando um trabalho sério e comprometido em prol da comunidade dois-irmonense.

Nesta matéria, o Jornal Dois Irmãos traz o depoimento de três mulheres, cada uma representando uma das forças de segurança citadas acima. Elas falam sobre o trabalho, o reconhecimento e os desafios que permeiam suas funções.

 

Fernanda Fink – Polícia Civil

Policial Civil há 8 anos, a inspetora Fernanda Fink está entre as mulheres que compõem a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Ela também já atuou na DP de Sapiranga e na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

Mesmo com anos de experiência, a inspetora comenta que ainda é desafiador atuar em uma profissão no qual os agentes são, em sua maioria, homens. “Por mais que as mulheres já estejam à frente de diversos cargos importantes, seja no setor privado ou público, ainda somos desafiadas a mostrar que prestamos um trabalho tão qualificado quanto os homens. Fico feliz de ver que a realidade está mudando, pois recentemente tivemos, na Polícia Civil, uma mulher comandando a instituição”, diz ela, ressaltando que além da responsabilidade com o trabalho, muitas mulheres ainda têm responsabilidades com os filhos e com o lar.  

Atuando de igual para igual, Fernanda chama a atenção para a sensibilidade da mulher policial ao lidar com casos que exigem mais empatia. “Muitas vezes, acredito que nós, mulheres, temos mais sensibilidade para abordar casos mais delicados e conduzir questões mais traumáticas, como por exemplo as que envolvem crianças e outras mulheres”, reforça.

Relembrando operações, Fernanda ressalta com orgulho a atuação em investigações importantes contra o crime organizado, realizadas ao lado de outras colegas mulheres. “A maior barreira é aquela que colocamos a nós mesmas”, completa.

 

Soldado Jocele Führ – Brigada Militar

“O respeito e o amor à profissão são essenciais para atuar no desempenho da função policial militar. Apesar de ser desafiador conquistarmos dia a dia nosso espaço pela busca do reconhecimento como mulher policial, se torna gratificante nossa atividade de Policial Militar. Sempre foi meu sonho fazer parte desta instituição, e com determinação, estudo e esforço hoje pertenço a esta corporação, da qual tenho muito orgulho em fazer parte.

Zelar e servir a sociedade é nossa missão. É cuidando dela que cuidamos de nossas famílias, de nossas crianças e jovens, amigos e pessoas que amamos.  Somos muito bem acolhidos pelo município de Dois Irmãos, que valoriza o nosso trabalho e que está engajado em prol da segurança e tranquilidade pública. Atuar na área da segurança pública exige de nós desafios além do exigido em outras profissões, pois a atividade policial é originalmente exercida por homens, vindo a mulher iniciar essa conquista no final dos anos 80, e que até hoje se fortalece a cada curso de formação.

Hoje a mulher está conquistando seu espaço de igual pra igual na Polícia Militar. Já temos policiais femininas que ocupam cargos de prestígio por dedicação e esforço, sendo mérito delas que, apesar dos desafios, de igual para igual com nossos colegas, desempenham da mesma forma qualquer que seja a função administrativa ou operacional.

Lembrando ainda que por trás da farda há uma mãe, uma esposa, uma filha, uma grande mulher, que pode ter a profissão que for, não deixa de assistir a rotina diária e familiar. A mulher está cada vez mais em destaque em todos os segmentos da sociedade, assim como na Polícia Militar. Orgulho em pertencer”.

 

Soldado Monique Dorscheid – Corpo de Bombeiros

“Desde 2012 trabalho na corporação e, desde lá, é incrível como muitas pessoas não têm conhecimento que uma mulher possa ser bombeiro. Estamos em um ambiente masculino, mas com o passar dos anos muitas mulheres tem se encorajado e mostrado que o Corpo de Bombeiros também é o lugar delas. Me sinto extremamente orgulhosa por servir de inspiração para muitas meninas, pois, principalmente quando vamos em escolas para o projeto Bombeiro na Escola, é incrível como elas ficam encantadas vendo uma mulher ali na frente delas, vestindo a farda. Atualmente, somos 307 bombeiras fazendo parte da corporação. Sinto-me muito privilegiada em fazer parte desse seleto grupo de mulheres que atua como bombeiro militar no Rio Grande do Sul”.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela