Vereadores cobram ações de mobilidade urbana e melhorias no trânsito

07/12/2022
Darlei Kaufmann / Paulino Renz

Darlei Kaufmann / Paulino Renz

Na sessão de segunda-feira (5), o vereador Darlei Kaufmann (PSB) apresentou o pedido de informação 012/2022, aprovado por unanimidade. O documento solicita o seguinte: a) Qual a estrutura de pessoal e equipamentos (veículos, caminhões) existentes no Departamento de Trânsito de Dois Irmãos? b) O quadro de pessoal atuando neste setor é suficiente? Se não, qual seria a estrutura adequada e quais seriam os equipamentos a serem adquiridos com urgência pelo Departamento de Trânsito para o melhor atendimento da comunidade?

– Acredito que a frota de veículos na cidade já passe de 20 mil, sem contar o aumento proporcionado pelo turismo. São 20 mil vidas que, até onde eu saiba, estão sob a responsabilidade de apenas uma pessoa, enquanto Ivoti – informação que eu preciso checar ainda – tem quatro – comentou Darlei.

O vereador também citou problemas antigos em vias do município.

– Nosso plano de mobilidade urbana é fantástico, mas pouca coisa que tem lá é feita. Os projetos referentes a ciclovias e a outras melhorias de trânsito, me perdoem, não acontecem ou demoram demais para acontecer. A Av. João Klauck continua um caos, na Av. Anita Garibaldi continuam os caminhões de carga pesada circulando e forçando as subidas; não há fiscalização. Os prenúncios de tragédia, como o caminhão que invadiu a creche no Bela Vista, pouco servem; praticamente toda semana um caminhão não consegue vencer a subida da João Klauck. Já falei, em outra oportunidade, que lá na João Klauck não acontecem acidentes: acidente é algo inesperado, e o que acontece na João Klauck é algo esperado.

Por fim, Darlei pediu que as cobranças sejam intensificadas.

– Precisamos contratar uma empresa ou um profissional habilitado para nos fornecer assessoria sobre as questões de trânsito, cobrar que seja cumprido o que está na Lei do plano de mobilidade urbana da nossa cidade – concluiu.

A propósito das ruas da cidade, Paulino Renz (PDT) cobrou obras de manutenção.

– Não tem uma rua da cidade que não tem buraco. Não sei onde está o dinheiro, pois não fazem as coisas que têm que fazer. Dinheiro tem, é só o prefeito querer fazer. Ele não tem boa vontade, acho eu – disparou.

 

REQUERIMENTO

O vereador Darlei também apresentou o requerimento 117/2022, solicitando que seja encaminhado ofício às empresas de telefonia, internet e energia elétrica que possuem atuação na cidade e que fazem manutenção na rede existente, principalmente em relação a postes e fios, para que os colaboradores, mesmo aqueles que prestam serviço de forma terceirizada, utilizem crachá de identificação quando estiverem a serviço da empresa.

– A solicitação se justifica na medida em que vem ocorrendo furto de fios e cabos mesmo à luz do dia, não havendo a possibilidade muitas vezes de permitir a correta identificação da pessoa a fim de saber se trata-se de funcionário a serviço, o que impede muitas vezes a abordagem dos indivíduos – explica ele no documento.

A respeito dos postes de telefonia, Paulino faz cobranças recorrentes quanto ao estado precário de alguns.

– Não é feito nada, é uma vergonha. Faço um apelo ao prefeito, se ele tem como vir aqui dizer se está cobrando da empresa Oi. Esses dias mandei áudio sobre um poste quase caindo lá na (Picada) 48. Eu sei que eles só vêm trocar quando cai e que o pessoal (da prefeitura) não têm culpa, mas o poste caiu e um senhor estava sentado dentro do pátio dele; por sorte, caiu para o lado da calçada – relatou o vereador, numa das últimas sessões.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela