Novo Volkswagen T-Cross tem grade iluminada e vem ao Brasil em 2024

06/07/2023
Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação

Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação

Lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross recebe sua primeira reestilização após quatro anos de mercado. O novo visual antecipa algumas mudanças que estarão na versão que será lançada no Brasil no primeiro semestre de 2024.

Algumas diferenças, porém, poderão ser encontradas, já que as imagens divulgadas são da versão R-Line, que não existe por aqui. Na dianteira, uma barra de LED interliga os faróis bem no centro da grade, estilo semelhante ao do irmão maior Taos. Na frente, o para-choque redesenhado traz agora os nichos das luzes de neblina em formato triangular (antes eram retangulares) e a parte de baixo pintada na cor da carroceria em substituição ao plástico preto. A grade de baixo recebe um padrão hexagonal com uma barra de alumínio na parte inferior. Já a traseira muda menos, com destaque para a nova disposição das luzes de LED nas lanternas em formato de X. A parte de baixo do para-choque também foi revisada e repete o padrão hexagonal da frente com a barra de alumínio abaixo.

Mas as mudanças mais significativas estão no interior, com todo o painel redesenhado. Um dos pontos mais criticados do SUV compacto sempre foi o acabamento interno, repleto de plásticos duros. O T-Cross remodelado recebe agora materiais mais macios e de melhor qualidade — resta saber se esse mesmo padrão será seguido no Brasil. Em termos de tecnologia, o painel de instrumentos digital pode ter de 8 a 10 polegadas, dependendo da versão, e a tela da central multimídia fica agora em uma posição mais elevada, podendo ter 8” ou 9,2” e com software atualizado (aqui temos as opções Composition Touch de 6,5” ou VW Play de 10,1”, que devem permanecer).

Os controles do ar-condicionado também podem receber comandos sensíveis ao toque no pacote opcional Air Care Climatronic em vez dos botões rotativos. O T-Cross tem ainda bancos traseiros rebatíveis e porta-malas com capacidade entre 385 e 455 litros, dependendo da inclinação dos encostos. Por fim, diversos sistemas de condução semiautônoma foram adicionados na lista de equipamentos do SUV.

 

Opções de motorização

Para o mercado brasileiro as opções de motorização devem permanecer as mesmas: 1.0 turbo que desenvolve 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é sempre automático de seis marchas.

Já na Europa o T-Cross pode receber um 1.0 turbo de três cilindros que rende 95 cv ou 115 cv e um 1.5 turbo de quatro cilindros de 150 cv, além de opções de câmbio manual de cinco marchas, automático de seis ou de dupla embreagem com sete. A pré-venda do SUV compacto começa no último bimestre deste ano, com entregas previstas para o início de 2024.


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