Acolhida pelo Papa Francisco, multidão participa da Jornada Mundial da Juventude

04/08/2023
Multidão durante a Cerimônia de Acolhimento, acompanhando a chegada do Papa Francisco (Foto: JMJ Lisboa 2023)

Multidão durante a Cerimônia de Acolhimento, acompanhando a chegada do Papa Francisco (Foto: JMJ Lisboa 2023)

Desde o dia 1º de agosto, mais de 1 milhão de pessoas de 170 países participam da Jornada Mundial da Juventude 2023, que ocorre em Lisboa, Portugal. Entre os peregrinos, está um grupo de seis pessoas de Dois Irmãos: Anderson dos Santos, Sandro Steffens, Denise Schmitz Kuhn, Pedro Scholles, Micheli Scholles e Rosane Schnorrenberger.

Momento mais aguardado da JMJ, a cerimônia de acolhimento, realizada pelo Papa Francisco, ocorreu nesta quinta-feira (3), na chamada “Colina do Encontro”. “Foi um momento muito emocionante. Vê-lo passando no meio do povo e acompanhar a sua fala, foi espetacular”, destaca o dois-irmonense Anderson dos Santos, contando que nesta sexta-feira (4) eles participariam do segundo encontro com o Santo Padre. Desta vez, o objetivo era aproximar-se mais do Papa. “Está sendo incrível. Só estando aqui para saber”, completa Anderson.

Em seu discurso, o Papa Francisco destacou que “na Igreja há espaço para todos”. Acompanhe trechos da fala do Santo Padre:

“Na Igreja ninguém é excedentário, ninguém é excedentário, há lugar para todos. Tal como nós somos. Todos nós. E Jesus di-lo claramente quando envia os apóstolos a chamar para o banquete do Senhor que o tinha preparado. Ele diz: ‘Ide e trazei todos: jovens e velhos, sãos e doentes, justos e pecadores’. Todos. Todos. Todos. Na Igreja há lugar para todos. Padre, mas eu sou um miserável, sou uma miserável, há lugar para mim? Há lugar para todos. (...) E esta é a Igreja, a mãe de todos. Há lugar para todos. O Senhor não aponta o dedo, mas abre os braços; é curioso, o Senhor não sabe fazer isso, mas faz isto, abraça-nos a todos. Mostra-nos Jesus na cruz, que abriu tanto os braços para ser crucificado e morrer por nós. Ele nunca fecha a porta, nunca, mas convida-nos a entrar. Entra e vê, Jesus recebe, Jesus acolhe. Nestes dias, cada um de nós transmite a linguagem de amor de Jesus. Deus ama-te, Deus chama-te. Como isto é belo. Deus ama-me, Deus chama-me. Ele quer que eu esteja perto dele. (...) Deus ama-nos tal como somos, não como gostaríamos de ser ou como a sociedade gostaria que fôssemos. Tal como somos. Ele ama-nos com os defeitos que temos, com as limitações que temos e com o desejo que temos de avançar na vida. Deus ama-nos assim”.

O discurso, na integra, pode ser conferido no link https://www.lisboa2023.org/pt/artigo/papa-francisco-na-igreja-ha-espaco-para-todos. 

A JMJ contará com outros dois encontros com o Papa, nos dias 5 e 6 de agosto, sábado e domingo. Os peregrinos também já participaram de Encontros Rise Up, novo modelo de catequeses da JMJ que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia; e também podem visitar o espaço da Cidade da Alegria, com 150 estandes de congregações religiosas, e a Cidade da Misericórdia, com 150 confessionários.

 

Onde assistir

A JMJ 2023 é transmitida pelos canais de televisão católicos, que são Rede Vida, TV Canção Nova e TV Aparecida. Lembrando que há uma diferença de 4 horas no fuso horário.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela